O que é uma URL? Entenda o que significa o endereço do seu site na internet.

Netvolt,Tecnologias

URL significa "Uniform Resource Locator" (Localizador Uniforme de Recursos, em tradução livre). É um termo utilizado para descrever o endereço de um recurso na Internet. Uma URL é uma sequência de caracteres que especifica a localização de um recurso na web, como uma página, uma imagem, um arquivo de áudio, um vídeo, etc. Apesar disso, a URL é muito mais do que uma forma de acessar páginas da Internet.

1. O que é URL do site?

Uma URL é, basicamente, o endereço virtual de uma página ou website. A sigla tem origem na língua inglesa e significa "Uniform Resource Locator" (Localizador Uniforme de Recursos, em tradução livre). Por meio da URL, uma página que seria acessível apenas por uma sequência de números, pode ser convertida pelo sistema DNS.

Desse modo, a página pode ser acessada por meio de um endereço de mais fácil memorização. Logo, todos os elementos que compõem uma URL seguem um padrão uniforme, por meio do qual é possível identificar suas diferentes partes, como o protocolo, o domínio e os subdiretórios.

2. Mas como funciona a URL funciona?

Cada uma das partes que compõem uma URL apresentam funções e significados específicos. Geralmente, um endereço é composto pela sequência formada por protocolo, domínio e extensão, à qual pode ser adicionada a referência a um subdiretório.

No caso de uma URL como "https://www.netvolt.com.br/blog":

O item "https" é o protocolo;

A sequência "meusite.com.br" se refere ao domínio;

A parte final "/meublog", uma vez justaposta ao domínio, indica o subdiretório.

Há também a variável do subdomínio: em relação a URLs como "www.google.com" e "images.google.com", por exemplo, a variação presente entre "www" e "images" é uma variável de subdomínio, referente ao domínio principal, "google.com".

Os protocolos podem variar, geralmente, entre FTP, usado para transmissão de arquivos, e HTTP. Há também a versão mais segura do protocolo HTTP, que se chama HTTPS. Trata-se de um modo no qual as páginas são criptografadas, o que lhes confere maior segurança.

É por meio dessa sinalização evidenciada nos protocolos de uma URL que o Google, pelo navegador Chrome, estabeleceu seu critério de divisão entre páginas seguras e páginas não seguras, já tendo inclusive classificado todas as páginas com o protocolo "HTTP" como perigosas. Páginas com protocolo HTTPS, por sua vez, geralmente são apresentadas junto a um símbolo de cadeado, que certifica que o site é seguro.

Para receber mais notícias e dicas de tecnologia, continue visitando nosso blog.

Tags :

Compartilhar :

Serviços remotos especializados e customizados em TI. Hospedagem de sites e emails, backup sincronizado em nuvem, suporte técnico remoto e customer service (backlog).

Newsletter

© 2023 Netvolt Serviços Digitais. Todos os Direitos Reservados.

Abrir chat
Alguma dúvida? Estamos Online!
Netvolt Serviços Digitais
Olá! Podemos ajudar?